Razão de ser

O propósito deste portal destinado a estudos geopolíticos destina-se à promoção, encorajamento e disseminação de pesquisas no campo das comunidades da ciência política nacionais e internacionais, bem como despertar a consciência dos contextos políticos, intelectuais, militares, económicos e informativos de assuntos eurásicos.

A perspectiva da Eurásia não corresponde apenas ao campo das relações internacionais, implica também a influência exercida na História passada e actual e nos cenários futuros pelas representações geopolíticas bem como as relações culturais e espirituais existentes entre os povos habitantes da massa continental eurásica.

Apesar deste portal não representar nenhum ponto de vista académico em particular nem adoptar uma preferência ou um método específico de abordagem, com o propósito de investigar e compreender os acontecimentos geopolíticos, tem a ambição de despertar a atenção dos intelectuais, académicos, cientistas, comunicação social e os fazedores de políticas para a importância da união espiritual eurásica (uma expressão cunhada pelo tibetologista italiano Giuseppe Tucci), tal como esta união sempre se exprimiu em muitas e diversas formas culturais.

A consciência da união espiritual eurásica – e lusófona, no caso específico de Portugal – constituem um factor decisivo e inovador para o desenvolvimento da geopolítica para o século XXI (a era dos continentes), como alternativa a uma “ideologia” restritiva e controlada e, portanto, a teorias sem fundamento cientifico como as do “choque de civilizações” ou do “melting pot”, que tanta confusão e danos têm causado tanto nas investigações cientificas como nas aplicações práticas das políticas externas.

O portal Projecto Eurásia – além da análise geopolítica, a crítica das doutrinas dominantes e a proposta de hipotéticos cenários futuros – irá incluir artigos, ensaios e estudos que demonstrem ideias, métodos e resultados obtidos nos vários campos da etnografia, da História das religiões, da psicologia dos povos, da identidade colectiva, da morfologia histórica, da sociologia, da economia, da ciência política e da ciência da comunicação.

Este portal proporá estudos e análises que analisem a economia e as finanças globais, com o intuito de identificar os processos por detrás das estratégias económicas e financeiras aplicadas à escala global e encontrar oportunidades que possam surgir para as nações mais vulneráveis.

Os eurásicos defendem, por princípio, a necessidade da preservação da existência de todos os povos da Terra, da florescente variedade de culturas e de tradições religiosas, o direito inquestionável dos povos poderem escolher, independentemente, a sua própria via de desenvolvimento histórico.

Portugal encontra-se na fronteira ocidental da Eurásia, geograficamente, e espalhado por todo o mundo lusófono, espiritualmente.

Aceitamos textos subordinados a qualquer temática referida anteriormente, pedimos apenas a ausência de insultos nos textos submetidos.

revistarevolucao@gmail.com

%d bloggers like this: